Agradecimento aos Veneráveis

Irmão Fernando

irmao-fernandoEntão, quer dizer que nosso Venerável está querendo ir embora?… Pois bem VM, não vamos deixar você partir antes de escutar umas poucas palavras…

Desde 17 de julho de 2014, mais precisamente no Templo Araxá nº 02 na nova sede do GOB, você foi instalado e assumiu a presidência de nossa oficina. Seu mandato, que uns falam que foi “tampão”, esta Respeitável Loja Simbólica considerou-o como mais que efetivo. Veio na hora certa para colocar nossa GMG novamente na linha, presando pelo padrão sempre buscado e apresentado diante de nossa Ordem e de nossa sociedade.

Sua retaguarda estava muito bem escoltada. Você teve, sem sombra de dúvidas, um time de “V8” que o acompanhou e foi fiel à sua conduta desde sua instalação. Você não deixou a peteca cair meu irmão. Descentralizou os trabalhos da loja e os distribuiu de forma sábia e célere. Não vimos em você vaidade nenhuma que o prendesse a qualquer capricho de cargo.

A General Moreira Guimarães, nesse pouco tempo de sua gestão, mudou de endereço, ganhou novos valorosos irmãos, deixou de ter outros por ocasião de estarem hoje no Oriente Eterno, alguns sem muita escolha, deixaram nossa oficina por mudanças em seus trabalhos externos, mas, a essência da Moreira manteve-se viva e cada vez mais com objetivos traçados em busca de nossos anseios.

O Venerável sinalizou e os trabalhos de beneficência se expandiram; a Hospitalaria da loja respondeu à altura; a Oratória reverenciou os princípios éticos e principalmente legislativos de nossa Ordem; sua Secretaria trabalhou incansável prezando pelo rigorismo nos trabalhos e acontecimentos tempestivos; sua Chancelaria e Tesouraria, abraçaram a causa de forma essencial; a Harmonia, contagiou a todos e ao final, você foi condecorado simplesmente com um singelo codinome de – O PERPÉTUO.

É meu irmão, as coisas realmente não são fáceis, mas seu time levava consigo bons fluidos. As energias concentradas foram poderosas. As coisas iam acontecendo sem que percebêssemos. Através de seu mandato, a GMG consolidou uma campanha fantástica de Páscoa para milhares de crianças de menor sorte financeira, encabeçada pelo portador da alegria Erlisson Pires Marques. Seu entusiasmo foi fundamental.

E como não poderia deixar de registrar o Jantar Dançante, de cunho beneficente, que resultou em expressivo resultado de filantropia, como também, oportunidade impar par ao congraçamento com nossos amigos e Irmãos de outras Oficinas.

Quer mais, então porque não retratar nossa participação ímpar nas manifestações do dia 15 de março?? Nossa GMG Venerável, foi a única Loja Maçônica que deu voz e corpo ao sentimento que vai no seio da Maçonaria contra a corrupção.

Isso é GMG meu irmão!!!

Através dessa gestão Fernando, a GMG acendeu novamente a chama da Fraternidade Feminina, o que vem a somar forças e energias positivas para nossa oficina. As cunhadas é que o digam…

Esta loja meu nobre Venerável, é iluminada. Tão iluminada que fomos postos à prova e usados como instrumentos do Grande Arquiteto do Universo para auxiliar no bem mais precioso que existe – a VIDA. Esse seu time, dentro da capacidade que foi designada a cada um, ajudou a trazer de volta este garoto de nome David.

Sabemos de suas qualidades, assim como tentamos entender alguns de seus defeitos… Só não entendemos porque, às vezes, você some de nossos contatos… Nem por telefone, nem por internet, nem por sinal de fumaça ninguém consegue falar com você… Acredito que tenha haver com esse seu time celeste, só pode…

E depois de tudo isso, você vem me dizer que vai embora… que vai deixar a venerança… que vai passar o malhete na hora em que tudo está se endireitando…

Ah meu nobre irmão, as coisas precisam ser revistas e não será fácil assim que você vai embora…

Fernandão, deixamos aqui nosso Tríplice e Fraternal Abraço de todos os obreiros desta grande e fraterna família chamada GMG!!!

Ao Venerável Mestre Omar de Magalhães Neto

OMARMeus Estimados Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos e amigos desta grande família chamada GMG; através desta pequena ata, vamos tentar considerar aqui alguns momentos marcantes deste nosso grande irmão, amigo, pai e presidente desta oficina – nosso Venerável Mestre Omar de Magalhães Neto.

Pois então, conforme dito neste preâmbulo, este grande Ir.’. que deu continuidade à gestão passada de nosso Past Venerável – Fabrício Batista de Mattos, iniciou sua caminhada juntamente com sua brilhante administração com a chancela – Tradição, Renovação e Progresso. Hoje, 20.06.2013, fechamos mais um ciclo, e confraternizamos com nossas famílias a entrega de um majestoso trabalho.

Destacamos nesta seara, pontos relevantes de sua conduta, que tomamos como exemplo de seriedade, fraternidade, responsabilidade, igualdade, paciência, sabedoria, liberdade e principalmente a serenidade tão importante para este cargo. Concitamos desde o início, de cara nova com uma administração que trabalhou a seu lado, com mestres e suas competências das mais peculiares possíveis, companheiros que se tornaram mestres, aprendizes que foram pinçados a dedo fora de nossa Sublime Ordem, mas que estão mostrando o porquê são merecedores de estarem e chegarem onde estão… É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo né meu Irmão? Não é nada fácil hein? …

Pois bem, não custaria lembrar então, que nesta magnífica gestão, por condução deste louvável presidente, fomos todos testemunhas de alguns fatos ímpares e de extrema importância, como por exemplo, a realização de uma sessão com a presença dos 03 (três) poderes reunidos, ou seja, representantes de nosso Executivo, nosso Legislativo e nosso Judiciário se fazendo presente. Simplesmente um fato inédito para a Loja General Moreira Guimarães, 0562 – Simplesmente uma sessão histórica para nossa Oficina!!!

E como não citar que nesta mesma ocasião, e com toda a maestria que lhe é peculiar, teríamos a entrega da Comenda Maior que a Maçonaria possui, ou seja, a Comenda Dom Pedro I a um valoroso Irmão de nosso quadro, o também singular João de Oliveira Melazo – por nada menos que 50 (cinquenta) anos de atividade em nossa Ordem – 50 anos de trabalhos maçônicos. Realmente um título de destaque e um grande exemplo para qualquer um de nós membros da GMG e de toda a Ordem.

Então nesta ótica, como poderíamos não falar de tantas outras comendas destinadas e objetivadas a pessoas de grande relevância para nossa Oficina como também para a sociedade como um todo – Citamos nas pessoas de nosso Comendador Valdecir e nossa Comendadora Sra. Ana Pascoal representando todas as outras tão significativas destinações. É Mano Omar, como já dissemos, não se trata de poucos fatos, mas a cada dia, mais uma importante “malhetada”.

A harmonização foi colocada em primeiro lugar nesta gestão. A Loja se uniu. A Loja se fortificou. E como diria nosso mano Valdecir, citando-o mais uma vez – JUNTOS PODEMOS MUITO MAIS. Pois esta foi uma das chancelas deste Venerável Mestre – Omar de Magalhães Neto.

E como poderíamos deixar de conotar o significativo aumento do quadro de obreiros desta Oficina. É para deixar qualquer Venerável e porque não dizer qualquer outra oficina de “queixo caído” – no bom sentido, claro. Esta GMG é forte mesmo. Seus membros pensam grande, e por isso, galgam ares maiores. Hoje já somos 50 irmãos do quadro. Mais um fato inédito. Continuem pensando grande para serem cada vez maiores meus irmãos; estão no caminho certo…

A Loja por sua vez, e talvez por consequência de trabalhos iniciados em gestões passadas, deu exemplo e foi inúmeras vezes condecoradas com títulos e medalhas na Câmara Municipal desta comarca, assim como na Assembleia Legislativa e outras condecorações de forma justa e perfeita.

Este Venerável, Omar de Magalhães Neto, grande líder que é, protagonizou ainda a iniciação de uma coluna tão importante para a Maçonaria Simbólica, de nossos valorosos Irmãos Adalberto, Guiarony, Igor, Willian, Daniel, Guilherme Mundim e Mafra e Bruno de Magalhães. Protagonizou também as filiações nos três graus, de nossos irmãos Adilson como Aprendiz, Raul como Companheiro e Gilvan Sá nada menos que um exímio Mestre Instalado. Ainda não podia deixar de citar a exaltação nesta gestão dos mestres maçons – Marcelo Leal e Sergio Maciel, duas outras importantes peças neste quebra cabeças. Isso sem contar a Regularização de nossos Irmãos Ricardo Vasconcellos, Ricardo Vieira, Edvaldo de Souza e Amaury Campos – nada menos que outros 04 (quatro) Mestres, sendo destes, dois Instalados… Essa é a GMG presidida por nosso competente Venerável Mestre.

Nesta gestão Omar, tivemos a organização de todas as Atas de nossa Oficina; trabalho conjunto de nosso VM com toda a sua diretoria e irmãos colaboradores, que agradecemos na pessoa de nosso Secretário – Cléscio Galvão.

Houve ainda a baixa que está para se concretizar da Luvipax, um empreendimento que infelizmente não deu sequência. São os altos e baixos de nossa vida.

E, como dito nesta ocasião, o que vem às vezes de nem tão bom, é compensado por outros acontecimentos de peso, como a fundação de uma outra Loja:  Cavaleiros de Aço – que hoje é considerada uma Loja filha da GMG; isto sim, fortifica nossa Ordem. Obreiros úteis e dedicados se unindo e formando mais uma importante e consolidada Oficina. Isso sim é a força de irmãos, e a GMG estava presente neste acontecimento. Cumprimentamos nesta causa tão nobre nosso Irmão Fabrício Batista de Mattos que encarou de frente esta nobre iniciativa.

À Diretoria desta gestão, composta além deste VM, pelo 1º e 2º Vigilantes, ao Orador, ao Secretário, e assessorada pelos irmãos Tesoureiro e Chanceler, cumprimentamos na pessoa de nosso Irmão – Grão Mestre Honorário do Grande Oriente do Estado de Minas Gerais, detentor da Cruz da Perfeição Maçônica – Custódio Dias de Oliveira. Esta é sua equipe Mano Omar!!!

Tivemos nessa gestão, o aniversário de 115 anos de nossa Oficina, acontecimento histórico com tantas atividades envolvidas, onde os parabéns é merecido para a Loja e principalmente para seus obreiros, que fizeram acontecer tudo isto. Nesta ótica, vale lembrar os primeiros obreiros desta oficina que aqui não estão mais com a gente, pois já passaram para o Oriente eterno, e estes outros tão importantes para a história da Loja como para a Maçonaria, os membros ativos, a quem cumprimento na pessoa de nosso valoroso Irmão Antônio Raymundo.

Outro ponto contrastante que fazemos menção neste pequeno texto, é o da alegria e da tristeza em um espaço de tempo tão curto. Este contraste nos remete a lembrar da perda de nosso Exímio e dedicado Irmão Nehemias Dantas Ferreira – nosso eterno Orador, que hoje se encontra no Oriente eterno (…) com a alegria de um pai iniciar seu próprio filho – agora nosso Irmão Aprendiz Bruno Magalhães… É meus caros irmãos, cunhadas, sobrinhos e amigos, aqui na GMG é isso mesmo. O elo de ligação entre os trabalhos e a família é de uma grandeza espetacular. A maestria de nosso Venerável Mestre precisa ser aflorada. Não basta apenas querer, tem que ter competência para tal. Isso reflete a esperança na próxima administração, presidida pelo nosso próximo Venerável. Daí, não deixo de citar a pessoa de nosso próximo Venerável Mestre, representante da Grande Inspetoria Geral desta Instituição – Grau XXXIII – Maurício Prado a quem cumprimentamos e desejamos os mais sublimes votos de harmonia, trabalho e sucesso neste início de escalada… E vai ter trabalho hein Mano Maurício – Estamos juntos!!!

Não esqueçamos também dos momentos de relaxamento, após sessões, onde os irmãos se reúnem em um ágape regado primeiramente a bons fluidos emanados pelos irmãos, e que conta com um delicioso tira gosto – a la – comida de buteco. É isso mesmo, nesta gestão, temos de tudo um pouco. Para tanto, não deixamos de citar a pessoa de nosso Irmão Paulinho, a quem cumprimentamos por ser também um dos responsáveis pelos menus.

Aos Irmãos, que na gestão deste venerável, souberam de forma salutar, dar o prosseguimento correto de nossa ritualística, cumprimentamos os Irmãos Fernando Antônio Ramos – Mestre de Cerimônias e Manoel Virgílio na condução de seu dedicado trabalho da Harmonia – nossos parabéns.

E por falar em ritualística, porque não citar um outro pequeno detalhe apontado até por nosso atual Grão Mestre Estadual, que fez referência ao nosso Tronco de Beneficência; (…) “nada menos que o “Maior Tronco de Beneficência” já registrado numa Loja Regular, em que esta autoridade se fez presente, e que fez parte de nossos trabalhos de fraternidade.” Êta Moreira Guimarães!!!

E para finalizar, como não citarmos ainda nosso evento filantrópico – Buteco da Generá. Um sucesso total a quem parabenizamos todos os irmãos enquadrados nesta empreitada e a quem debitamos a este Venerável Mestre – Omar de Magalhães Neto – nossos parabéns e os mais sublimes agradecimentos. Aos Manos Aprendizes, que encabeçaram e não mediram esforços para este grande e admirável acontecimento, com o acompanhamento deste presidente, nossos mais efusivos agradecimentos.

Meu caro Mano Omar, parabéns pela maestria na condução de nossos trabalhos. Você foi exemplo para todos nós que somos o futuro desta Ordem. Exemplo ainda de que juntos, podemos muito mais. Esta Augusta e Respeitável Loja Simbólica agradece e reconhece seu Incontestável trabalho à frente deste biênio que se encerra. Mais uma vez, PARABÉNS meu Irmão.

Ao nosso próximo Venerável – Maurício Prado, sucesso na trajetória que se inicia. Esta oficina se coloca de Pé e à Ordem para mais esta empreitada.

Gostaríamos de convidar nosso Irmão Aprendiz mais novo desta oficina, Guilherme Mafra Nicolau, para fazer-se presente ao oriente, acompanhado por nosso Ir.’. Mestre de Cerimônias, para entregar uma pequena homenagem a este grande Venerável Mestre em nome de nossa Augusta e Respeitável Loja Simbólica General Moreira Guimarães, 0562.

Nossos sinceros agradecimentos à nossa cunhada e Primeira Dama Marilza, assim como aos nossos sobrinhos Cristiane, Felipe e nosso sobrinho e irmão Bruno de Magalhães por fazerem-se presentes na família GMG e na companhia deste Venerável – Omar de Magalhães Neto.

Irmão Orador, agradeço a oportunidade e retorno a palavra a esta oratória.

Belo Horizonte, 20 de junho de 2013, E.’.V.’.
By: Marcelo Leal – M.’.M.’. – CIM: 257.951

Venerável Mestre Fabrício Batista de Matos

FABRICIOFostes iniciado em nossos augustos mistérios em 14/12/1995, elevado ao grau de companheiro em 27/02/1997 e exaltado ao grau de mestre em 14/08/1997.

Meu nobre Irmão………. já contas atualmente com pouco mais de 15 anos de dedicação à Moreira Guimarães. Registram os mais antigos que, desde seus primeiros passos na Escada de Jacó, sempre demonstrastes engajamento e desprendimento para o servir.

Por ocasião das comemorações do centenário de nossa oficina, você desempenhou importante papel para o sucesso alcançado então. Naquele tempo, era o nobre Irmão companheiro maçom e, não obstante, ainda premido da lucidez da luz plena, já emanava de ti o resplendor da liderança.

Mantivestes firme em sua jornada maçônica, ocupando vários cargos e sendo designado para várias tarefas, as quais sempre desempenhastes com denodo e esmero.

Quis o G.A.D.U. que os desígnios de nossa oficina fossem por vós conduzidos. Desta feita, fostes instalado no dia 21/06/2007, para exercer o mandato de Venerável Mestre no biênio 2007/2009.

Tão logo imbuído da responsabilidade do malhete, procurastes dar ao seu veneralato o perfil próprio de um grande líder. Sob sua batuta, a centenária Moreira Guimarães conheceu a modernidade. Empregastes no dia-a-dia de sua administração uma gestão dinâmica e profícua, voltada para o atendimento aos interesses da Ordem Maçônica e de seus membros.

Fostes o idealizador e construtor de nosso site. Ferramenta hoje de grande valia, não só como auxiliar para a gestão administrativa da loja, mas para todos os Irmãos no que se refere aos assuntos de nossa Oficina. Inúmeros são os elogios recebidos em função do conteúdo de nossa home page, fruto de sua dedicação, que sabemos lhe consumiu várias e penosas horas, inclusive madrugada adentro.

Você meu estimado Irmão……. conseguiu incrementar com esta ferramenta grandes benefícios para a família maçônica. Destacamos o banco de empregos voltado para nossos Irmãos, cunhadas e sobrinhos. Quantos dos nossos conseguiram colocação no mercado de trabalho em razão deste seu trabalho silencioso, mas de grande repercussão. Inúmeros foram os beneficiados.

Consignamos também o fomento de negócios entre Irmãos, que visa à sinergia de propósitos e interesses, propiciando que a riqueza circule entre os filhos da viúva. Esta ferramenta, também de sua criação e disponível em nosso site, nos propicia a certeza de contratar profissionais sérios e compromissados com ideais de atendimento maiores, pois são eles Maçons, espelho e reserva moral da sociedade.

Abristes espaço para que os Irmãos pudessem exprimir suas opiniões, levando à publicação artigos, contos, poemas e outros alfarrábios de autoria dos membros do quadro, incentivando o estudo e a divulgação de idéias e ideais.

Propiciastes, com sua gestão fraterna, o ambiente propício a realização de nossas confraternizações mensais, palco das mais sublimes emoções e congraçamento da família Moreira Guimarães. Quantos momentos agradáveis e inesquecíveis tivemos o prazer de vivenciar. Quão sólida se tornou a união dos Irmãos do quadro, em decorrência desta convivência familiar.

Estabelecestes também a memória fotográfica de nossa Oficina, dando publicidade a todos os nossos eventos através da exposição de fotos em nosso site. Hoje podemos nos orgulhar de ter nossa história registrada em indeléveis cliks, que eternizarão para a posteridade os feitos do passado hoje presente.

Destacamos também o incremento de nossa biblioteca, que recebeu o nome de Hipólito José da Costa, possuindo hoje espaço próprio e acervo variado, colocado à disposição de todos os Irmãos para embasamento de suas pesquisas e aprofundamento de conhecimentos.

Sob sua regência a GMG, com o apoio e participação ativa de nossas cunhadas, realizou com extremo êxito o que carinhosamente batizamos de “Buteco da Generá”, tendo como atrativo principal pratos da culinária mineira. Este evento é hoje uma atração e referência em nossos ágapes. Propiciastes também o ambiente para a retomada do “Arraiá da Generá”, nossa também já tradicional festa junina.

Sob sua gestão a ritualística nunca foi desleixada. Pelo contrário, ganhamos todos com o incremento das sessões de instrução. O nível dos trabalhos apresentados pelos Irmãos do quadro demonstra o quão esmeradas foram as lições. Lembremo-nos também do grupo de estudos, onde tivemos a oportunidade de aprender mais, de ir mais fundo e esclarecer dúvidas, sendo ferramenta de suma importância para a reciclagem e aquisição de novos conhecimentos.

Não podemos deixar de registrar nosso reconhecimento pela sua brilhante iniciativa em implantar o quadro “Esta é minha vida”, através do qual tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais de cada um dos Irmãos. Este quadro de extrema felicidade de sua gestão, muitas das vezes nos levou às lagrimas, comovidos com as histórias de nossos pares.

As equipes de visitas implementadas por você se constituíram de forte estímulo a visitação às demais oficinas, permitindo-nos o estreitamento de laços com os Irmãos, como também, ensejando que fizéssemos novos progressos na maçonaria.

As atividades de filantropia de nossa oficina também foram contempladas pela sua gestão, ganhando em eficiência e abrangência, como também, sendo coroada com o sentimento de irmandade e caridade.

Não podemos deixar de mencionar as inúmeras atividades desenvolvidas pela nossa Oficina através de sessões brancas, com a participação de parentes e amigos, onde tivemos a honra de contar com palestras do mais alto gabarito, abrangendo temos maçônicos e profanos de reconhecido interesse de todos.

Merece também anotação, a obtenção pela nossa Oficina do título de entidade de utilidade pública, no âmbito municipal e estadual, estando também já em andamento o procedimento para a obtenção da mesma distinção no âmbito federal.

Tantas foram as suas realizações meu dileto Venerável Mestre, que nossa Oficina concebeu sua reeleição para mais uma gestão à frente de seus desígnios, no biênio 2009-2011, prestes a se findar.

Sabemos o quão dedicado és para com a Moreira Guimarães. Reconhecemos que devemos muito a sua gestão pelos progressos conquistados. Temos a certeza de que sacrificastes muito de vós e dos seus para servir a esta oficina.

Todos sabemos os percalços e dificuldades que enfrentastes em sua vida no mundo profano. Somos testemunhas da sua luta e resignação, contudo, como você sempre disse, estava o G.A.D.U. lhe testando e lhe preparando para algo maior. Vives uma nova fase em sua vida, com novos desafios que lhe servirão somente para a lapidação de sua pedra bruta e sua elevação espiritual.

Tenha a certeza Fabrício, que se algo não foi feito ou ficou incompleto, reconhecemos que não foi por falta de seu empenho e dedicação. Nem sempre as coisas acontecem como esperamos. O que vale é a luta e a dedicação. Os fracassos, se houveram, certamente serão fermento para o sucesso futuro.

Receba meu Irmão, dos seus pares aqui presentes, o mais sincero reconhecimento e os mais efusivos agradecimentos por tudo o que você fez pela Moreira Guimarães. Palavras não são suficientes para externar nossa gratidão pela sua incondicional dedicação à GMG.

Ao encerrar sua gestão por dois mandatos consecutivos, rogamos ao G.A.D.U. que derrame sobre vós e distinta família, as mais sublimes bênçãos.

MUITO OBRIGADO!

De seus Irmãos…..
Belo Horizonte, 26/05/2011