Venerável Mestre Fabrício Batista de Matos

FABRICIOFostes iniciado em nossos augustos mistérios em 14/12/1995, elevado ao grau de companheiro em 27/02/1997 e exaltado ao grau de mestre em 14/08/1997.

Meu nobre Irmão………. já contas atualmente com pouco mais de 15 anos de dedicação à Moreira Guimarães. Registram os mais antigos que, desde seus primeiros passos na Escada de Jacó, sempre demonstrastes engajamento e desprendimento para o servir.

Por ocasião das comemorações do centenário de nossa oficina, você desempenhou importante papel para o sucesso alcançado então. Naquele tempo, era o nobre Irmão companheiro maçom e, não obstante, ainda premido da lucidez da luz plena, já emanava de ti o resplendor da liderança.

Mantivestes firme em sua jornada maçônica, ocupando vários cargos e sendo designado para várias tarefas, as quais sempre desempenhastes com denodo e esmero.

Quis o G.A.D.U. que os desígnios de nossa oficina fossem por vós conduzidos. Desta feita, fostes instalado no dia 21/06/2007, para exercer o mandato de Venerável Mestre no biênio 2007/2009.

Tão logo imbuído da responsabilidade do malhete, procurastes dar ao seu veneralato o perfil próprio de um grande líder. Sob sua batuta, a centenária Moreira Guimarães conheceu a modernidade. Empregastes no dia-a-dia de sua administração uma gestão dinâmica e profícua, voltada para o atendimento aos interesses da Ordem Maçônica e de seus membros.

Fostes o idealizador e construtor de nosso site. Ferramenta hoje de grande valia, não só como auxiliar para a gestão administrativa da loja, mas para todos os Irmãos no que se refere aos assuntos de nossa Oficina. Inúmeros são os elogios recebidos em função do conteúdo de nossa home page, fruto de sua dedicação, que sabemos lhe consumiu várias e penosas horas, inclusive madrugada adentro.

Você meu estimado Irmão……. conseguiu incrementar com esta ferramenta grandes benefícios para a família maçônica. Destacamos o banco de empregos voltado para nossos Irmãos, cunhadas e sobrinhos. Quantos dos nossos conseguiram colocação no mercado de trabalho em razão deste seu trabalho silencioso, mas de grande repercussão. Inúmeros foram os beneficiados.

Consignamos também o fomento de negócios entre Irmãos, que visa à sinergia de propósitos e interesses, propiciando que a riqueza circule entre os filhos da viúva. Esta ferramenta, também de sua criação e disponível em nosso site, nos propicia a certeza de contratar profissionais sérios e compromissados com ideais de atendimento maiores, pois são eles Maçons, espelho e reserva moral da sociedade.

Abristes espaço para que os Irmãos pudessem exprimir suas opiniões, levando à publicação artigos, contos, poemas e outros alfarrábios de autoria dos membros do quadro, incentivando o estudo e a divulgação de idéias e ideais.

Propiciastes, com sua gestão fraterna, o ambiente propício a realização de nossas confraternizações mensais, palco das mais sublimes emoções e congraçamento da família Moreira Guimarães. Quantos momentos agradáveis e inesquecíveis tivemos o prazer de vivenciar. Quão sólida se tornou a união dos Irmãos do quadro, em decorrência desta convivência familiar.

Estabelecestes também a memória fotográfica de nossa Oficina, dando publicidade a todos os nossos eventos através da exposição de fotos em nosso site. Hoje podemos nos orgulhar de ter nossa história registrada em indeléveis cliks, que eternizarão para a posteridade os feitos do passado hoje presente.

Destacamos também o incremento de nossa biblioteca, que recebeu o nome de Hipólito José da Costa, possuindo hoje espaço próprio e acervo variado, colocado à disposição de todos os Irmãos para embasamento de suas pesquisas e aprofundamento de conhecimentos.

Sob sua regência a GMG, com o apoio e participação ativa de nossas cunhadas, realizou com extremo êxito o que carinhosamente batizamos de “Buteco da Generá”, tendo como atrativo principal pratos da culinária mineira. Este evento é hoje uma atração e referência em nossos ágapes. Propiciastes também o ambiente para a retomada do “Arraiá da Generá”, nossa também já tradicional festa junina.

Sob sua gestão a ritualística nunca foi desleixada. Pelo contrário, ganhamos todos com o incremento das sessões de instrução. O nível dos trabalhos apresentados pelos Irmãos do quadro demonstra o quão esmeradas foram as lições. Lembremo-nos também do grupo de estudos, onde tivemos a oportunidade de aprender mais, de ir mais fundo e esclarecer dúvidas, sendo ferramenta de suma importância para a reciclagem e aquisição de novos conhecimentos.

Não podemos deixar de registrar nosso reconhecimento pela sua brilhante iniciativa em implantar o quadro “Esta é minha vida”, através do qual tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais de cada um dos Irmãos. Este quadro de extrema felicidade de sua gestão, muitas das vezes nos levou às lagrimas, comovidos com as histórias de nossos pares.

As equipes de visitas implementadas por você se constituíram de forte estímulo a visitação às demais oficinas, permitindo-nos o estreitamento de laços com os Irmãos, como também, ensejando que fizéssemos novos progressos na maçonaria.

As atividades de filantropia de nossa oficina também foram contempladas pela sua gestão, ganhando em eficiência e abrangência, como também, sendo coroada com o sentimento de irmandade e caridade.

Não podemos deixar de mencionar as inúmeras atividades desenvolvidas pela nossa Oficina através de sessões brancas, com a participação de parentes e amigos, onde tivemos a honra de contar com palestras do mais alto gabarito, abrangendo temos maçônicos e profanos de reconhecido interesse de todos.

Merece também anotação, a obtenção pela nossa Oficina do título de entidade de utilidade pública, no âmbito municipal e estadual, estando também já em andamento o procedimento para a obtenção da mesma distinção no âmbito federal.

Tantas foram as suas realizações meu dileto Venerável Mestre, que nossa Oficina concebeu sua reeleição para mais uma gestão à frente de seus desígnios, no biênio 2009-2011, prestes a se findar.

Sabemos o quão dedicado és para com a Moreira Guimarães. Reconhecemos que devemos muito a sua gestão pelos progressos conquistados. Temos a certeza de que sacrificastes muito de vós e dos seus para servir a esta oficina.

Todos sabemos os percalços e dificuldades que enfrentastes em sua vida no mundo profano. Somos testemunhas da sua luta e resignação, contudo, como você sempre disse, estava o G.A.D.U. lhe testando e lhe preparando para algo maior. Vives uma nova fase em sua vida, com novos desafios que lhe servirão somente para a lapidação de sua pedra bruta e sua elevação espiritual.

Tenha a certeza Fabrício, que se algo não foi feito ou ficou incompleto, reconhecemos que não foi por falta de seu empenho e dedicação. Nem sempre as coisas acontecem como esperamos. O que vale é a luta e a dedicação. Os fracassos, se houveram, certamente serão fermento para o sucesso futuro.

Receba meu Irmão, dos seus pares aqui presentes, o mais sincero reconhecimento e os mais efusivos agradecimentos por tudo o que você fez pela Moreira Guimarães. Palavras não são suficientes para externar nossa gratidão pela sua incondicional dedicação à GMG.

Ao encerrar sua gestão por dois mandatos consecutivos, rogamos ao G.A.D.U. que derrame sobre vós e distinta família, as mais sublimes bênçãos.

MUITO OBRIGADO!

De seus Irmãos…..
Belo Horizonte, 26/05/2011