Ao Venerável Mestre Omar de Magalhães Neto

OMARMeus Estimados Irmãos, Cunhadas, Sobrinhos e amigos desta grande família chamada GMG; através desta pequena ata, vamos tentar considerar aqui alguns momentos marcantes deste nosso grande irmão, amigo, pai e presidente desta oficina – nosso Venerável Mestre Omar de Magalhães Neto.

Pois então, conforme dito neste preâmbulo, este grande Ir.’. que deu continuidade à gestão passada de nosso Past Venerável – Fabrício Batista de Mattos, iniciou sua caminhada juntamente com sua brilhante administração com a chancela – Tradição, Renovação e Progresso. Hoje, 20.06.2013, fechamos mais um ciclo, e confraternizamos com nossas famílias a entrega de um majestoso trabalho.

Destacamos nesta seara, pontos relevantes de sua conduta, que tomamos como exemplo de seriedade, fraternidade, responsabilidade, igualdade, paciência, sabedoria, liberdade e principalmente a serenidade tão importante para este cargo. Concitamos desde o início, de cara nova com uma administração que trabalhou a seu lado, com mestres e suas competências das mais peculiares possíveis, companheiros que se tornaram mestres, aprendizes que foram pinçados a dedo fora de nossa Sublime Ordem, mas que estão mostrando o porquê são merecedores de estarem e chegarem onde estão… É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo né meu Irmão? Não é nada fácil hein? …

Pois bem, não custaria lembrar então, que nesta magnífica gestão, por condução deste louvável presidente, fomos todos testemunhas de alguns fatos ímpares e de extrema importância, como por exemplo, a realização de uma sessão com a presença dos 03 (três) poderes reunidos, ou seja, representantes de nosso Executivo, nosso Legislativo e nosso Judiciário se fazendo presente. Simplesmente um fato inédito para a Loja General Moreira Guimarães, 0562 – Simplesmente uma sessão histórica para nossa Oficina!!!

E como não citar que nesta mesma ocasião, e com toda a maestria que lhe é peculiar, teríamos a entrega da Comenda Maior que a Maçonaria possui, ou seja, a Comenda Dom Pedro I a um valoroso Irmão de nosso quadro, o também singular João de Oliveira Melazo – por nada menos que 50 (cinquenta) anos de atividade em nossa Ordem – 50 anos de trabalhos maçônicos. Realmente um título de destaque e um grande exemplo para qualquer um de nós membros da GMG e de toda a Ordem.

Então nesta ótica, como poderíamos não falar de tantas outras comendas destinadas e objetivadas a pessoas de grande relevância para nossa Oficina como também para a sociedade como um todo – Citamos nas pessoas de nosso Comendador Valdecir e nossa Comendadora Sra. Ana Pascoal representando todas as outras tão significativas destinações. É Mano Omar, como já dissemos, não se trata de poucos fatos, mas a cada dia, mais uma importante “malhetada”.

A harmonização foi colocada em primeiro lugar nesta gestão. A Loja se uniu. A Loja se fortificou. E como diria nosso mano Valdecir, citando-o mais uma vez – JUNTOS PODEMOS MUITO MAIS. Pois esta foi uma das chancelas deste Venerável Mestre – Omar de Magalhães Neto.

E como poderíamos deixar de conotar o significativo aumento do quadro de obreiros desta Oficina. É para deixar qualquer Venerável e porque não dizer qualquer outra oficina de “queixo caído” – no bom sentido, claro. Esta GMG é forte mesmo. Seus membros pensam grande, e por isso, galgam ares maiores. Hoje já somos 50 irmãos do quadro. Mais um fato inédito. Continuem pensando grande para serem cada vez maiores meus irmãos; estão no caminho certo…

A Loja por sua vez, e talvez por consequência de trabalhos iniciados em gestões passadas, deu exemplo e foi inúmeras vezes condecoradas com títulos e medalhas na Câmara Municipal desta comarca, assim como na Assembleia Legislativa e outras condecorações de forma justa e perfeita.

Este Venerável, Omar de Magalhães Neto, grande líder que é, protagonizou ainda a iniciação de uma coluna tão importante para a Maçonaria Simbólica, de nossos valorosos Irmãos Adalberto, Guiarony, Igor, Willian, Daniel, Guilherme Mundim e Mafra e Bruno de Magalhães. Protagonizou também as filiações nos três graus, de nossos irmãos Adilson como Aprendiz, Raul como Companheiro e Gilvan Sá nada menos que um exímio Mestre Instalado. Ainda não podia deixar de citar a exaltação nesta gestão dos mestres maçons – Marcelo Leal e Sergio Maciel, duas outras importantes peças neste quebra cabeças. Isso sem contar a Regularização de nossos Irmãos Ricardo Vasconcellos, Ricardo Vieira, Edvaldo de Souza e Amaury Campos – nada menos que outros 04 (quatro) Mestres, sendo destes, dois Instalados… Essa é a GMG presidida por nosso competente Venerável Mestre.

Nesta gestão Omar, tivemos a organização de todas as Atas de nossa Oficina; trabalho conjunto de nosso VM com toda a sua diretoria e irmãos colaboradores, que agradecemos na pessoa de nosso Secretário – Cléscio Galvão.

Houve ainda a baixa que está para se concretizar da Luvipax, um empreendimento que infelizmente não deu sequência. São os altos e baixos de nossa vida.

E, como dito nesta ocasião, o que vem às vezes de nem tão bom, é compensado por outros acontecimentos de peso, como a fundação de uma outra Loja:  Cavaleiros de Aço – que hoje é considerada uma Loja filha da GMG; isto sim, fortifica nossa Ordem. Obreiros úteis e dedicados se unindo e formando mais uma importante e consolidada Oficina. Isso sim é a força de irmãos, e a GMG estava presente neste acontecimento. Cumprimentamos nesta causa tão nobre nosso Irmão Fabrício Batista de Mattos que encarou de frente esta nobre iniciativa.

À Diretoria desta gestão, composta além deste VM, pelo 1º e 2º Vigilantes, ao Orador, ao Secretário, e assessorada pelos irmãos Tesoureiro e Chanceler, cumprimentamos na pessoa de nosso Irmão – Grão Mestre Honorário do Grande Oriente do Estado de Minas Gerais, detentor da Cruz da Perfeição Maçônica – Custódio Dias de Oliveira. Esta é sua equipe Mano Omar!!!

Tivemos nessa gestão, o aniversário de 115 anos de nossa Oficina, acontecimento histórico com tantas atividades envolvidas, onde os parabéns é merecido para a Loja e principalmente para seus obreiros, que fizeram acontecer tudo isto. Nesta ótica, vale lembrar os primeiros obreiros desta oficina que aqui não estão mais com a gente, pois já passaram para o Oriente eterno, e estes outros tão importantes para a história da Loja como para a Maçonaria, os membros ativos, a quem cumprimento na pessoa de nosso valoroso Irmão Antônio Raymundo.

Outro ponto contrastante que fazemos menção neste pequeno texto, é o da alegria e da tristeza em um espaço de tempo tão curto. Este contraste nos remete a lembrar da perda de nosso Exímio e dedicado Irmão Nehemias Dantas Ferreira – nosso eterno Orador, que hoje se encontra no Oriente eterno (…) com a alegria de um pai iniciar seu próprio filho – agora nosso Irmão Aprendiz Bruno Magalhães… É meus caros irmãos, cunhadas, sobrinhos e amigos, aqui na GMG é isso mesmo. O elo de ligação entre os trabalhos e a família é de uma grandeza espetacular. A maestria de nosso Venerável Mestre precisa ser aflorada. Não basta apenas querer, tem que ter competência para tal. Isso reflete a esperança na próxima administração, presidida pelo nosso próximo Venerável. Daí, não deixo de citar a pessoa de nosso próximo Venerável Mestre, representante da Grande Inspetoria Geral desta Instituição – Grau XXXIII – Maurício Prado a quem cumprimentamos e desejamos os mais sublimes votos de harmonia, trabalho e sucesso neste início de escalada… E vai ter trabalho hein Mano Maurício – Estamos juntos!!!

Não esqueçamos também dos momentos de relaxamento, após sessões, onde os irmãos se reúnem em um ágape regado primeiramente a bons fluidos emanados pelos irmãos, e que conta com um delicioso tira gosto – a la – comida de buteco. É isso mesmo, nesta gestão, temos de tudo um pouco. Para tanto, não deixamos de citar a pessoa de nosso Irmão Paulinho, a quem cumprimentamos por ser também um dos responsáveis pelos menus.

Aos Irmãos, que na gestão deste venerável, souberam de forma salutar, dar o prosseguimento correto de nossa ritualística, cumprimentamos os Irmãos Fernando Antônio Ramos – Mestre de Cerimônias e Manoel Virgílio na condução de seu dedicado trabalho da Harmonia – nossos parabéns.

E por falar em ritualística, porque não citar um outro pequeno detalhe apontado até por nosso atual Grão Mestre Estadual, que fez referência ao nosso Tronco de Beneficência; (…) “nada menos que o “Maior Tronco de Beneficência” já registrado numa Loja Regular, em que esta autoridade se fez presente, e que fez parte de nossos trabalhos de fraternidade.” Êta Moreira Guimarães!!!

E para finalizar, como não citarmos ainda nosso evento filantrópico – Buteco da Generá. Um sucesso total a quem parabenizamos todos os irmãos enquadrados nesta empreitada e a quem debitamos a este Venerável Mestre – Omar de Magalhães Neto – nossos parabéns e os mais sublimes agradecimentos. Aos Manos Aprendizes, que encabeçaram e não mediram esforços para este grande e admirável acontecimento, com o acompanhamento deste presidente, nossos mais efusivos agradecimentos.

Meu caro Mano Omar, parabéns pela maestria na condução de nossos trabalhos. Você foi exemplo para todos nós que somos o futuro desta Ordem. Exemplo ainda de que juntos, podemos muito mais. Esta Augusta e Respeitável Loja Simbólica agradece e reconhece seu Incontestável trabalho à frente deste biênio que se encerra. Mais uma vez, PARABÉNS meu Irmão.

Ao nosso próximo Venerável – Maurício Prado, sucesso na trajetória que se inicia. Esta oficina se coloca de Pé e à Ordem para mais esta empreitada.

Gostaríamos de convidar nosso Irmão Aprendiz mais novo desta oficina, Guilherme Mafra Nicolau, para fazer-se presente ao oriente, acompanhado por nosso Ir.’. Mestre de Cerimônias, para entregar uma pequena homenagem a este grande Venerável Mestre em nome de nossa Augusta e Respeitável Loja Simbólica General Moreira Guimarães, 0562.

Nossos sinceros agradecimentos à nossa cunhada e Primeira Dama Marilza, assim como aos nossos sobrinhos Cristiane, Felipe e nosso sobrinho e irmão Bruno de Magalhães por fazerem-se presentes na família GMG e na companhia deste Venerável – Omar de Magalhães Neto.

Irmão Orador, agradeço a oportunidade e retorno a palavra a esta oratória.

Belo Horizonte, 20 de junho de 2013, E.’.V.’.
By: Marcelo Leal – M.’.M.’. – CIM: 257.951